O Brasil tem uma das regras mais flexíveis no que diz respeito a bagagens e despacho de malas. Temos até direito à reparação ou substituição da mala se a companhia a estragar. Não sabia disso? Se acontecer com você, vá ao balcão de bagagens extraviadas assim que recolher sua bagagem e perceber a avaria. Eles explicarão direitinho o que fazer.
Fora daqui, a história é bem diferente.
Leia este post antes de comprar a mala, antes de planejá-la e ... para evitar dores de cabeça em viagens pela Europa. Os fatos a seguir mostram porque os estrangeiros têm fixação por bagagem de mão e mochilas. Na Europa, há até malas grandes com alças tipo mochila, sem falar que as rodinhas são quase sempre bem maiores que as das nossas malas.
1. Se viajar de avião, a mala despachada tem custo. Dependendo da companhia aérea, pode custar quase o preço da passagem.
2. Se viajar de trem, terá de subir e descer escadas com sua mala na mão. É você quem embarca sua mala no trem. Em trens menores, que vão de uma cidade a outra no mesmo país, há um pequeno – minúsculo – vão no fundo de cada vagão. Se todos os passageiros tiverem malas, nem todos conseguirão colocá-la lá. Você terá de levar a mala no colo ou segurá-la no corredor, atraindo milhares de reclamações dos passageiros "locais". Nos trens que vão de um país a outro, há o compartimento acima do assento, mas – repito – há as escadas. Quase nunca há escadas rolantes ou elevadores. Mesmo idosos e deficientes têm de se virar em algumas estações.
3. O táxi cobra por trajeto, número de passageiros e número de malas. Se você for a Paris, qualquer dos dois aeroportos fica longe, a aproximadamente 30 minutos do centro. Se você tiver malas menores, pode ir de trem. São poucos os que pegam táxi na Europa, porque custa muito caro. Das proximidades da Torre Eiffel ao aeroporto Charles de Gaulle, a corrida dá entre 50 e 70 euros. De trem, custa em torno de 10 euros por pessoa. Quero dizer, se você estiver sozinho (a), não vale a pena pagar táxi. Se estiver em família, pode considerar.
4. O limite de peso das malas despachadas em voos internacionais – isto é, daqui a outro país e voltando – é 32 quilos e cada pessoa pode despachar duas malas. Entenda agora: cada mala só pode pesar 32 quilos. Você não pode ter uma mala de 30 quilos e outra de 34. Levar uma balança portátil evitará que você tenha de abrir a mala no aeroporto para equilibrar peso.
5. Dependendo do hotel onde você ficar na Europa, se levar malas grandes, ou elas não caberão no elevador, ou não caberão no quarto! Há um Best Western bem bacana em Paris, em cujo elevador só sabem uma pessoa e uma mala média. Se a mala for grande, você manda pelo elevador e sobe pela escada! No Ibis, o elevador é espaçoso, mas o quarto não tem espaço!
Agora, a mala de mão. Ela requer seus próprios tópicos.
A MALA DE MÃO é linda, prática, chique e... pode causar chateação. Se você quer usar uma mala de mão como mala de mão, atente aos seguintes detalhes:
1. Podemos transportar uma mala de mão de 10 kg em aviões pela Europa sem despachar, mas... se você viajar em avião pequeno, talvez tenha de despachar assim mesmo. Nesse caso, não há custo, mas você terá de tirar todos os objetos de valor de dentro dela. Nesse caso também, ela é entregue aos comissários na porta do avião, e é lá que você a recebe de volta também.
2. Existe mala de mão e MALA de mão - se for comprar uma, tenha certeza de que é a menor que existe. Algumas companhias aéreas só aceitam as bem miudinhas, que pesam sozinhas até dois quilos. Confira na loja. Se ela pesar mais de 3 kg, é MALA de mão.
3. Para sair do Brasil, o limite de peso da mala de mão é 10 kg. Para voltar, é outra história. Pela TAM, se você viaja na classe econômica, sua mala de mão da volta só pode pesar 5kg, sem choro. Eles pesam sua mala e mandam você despachar. Qual é a coerência? Eles dizem que é por segurança, tá. A partir da classe executiva, incluindo o assento conforto (que compensa muito comprar, confie em mim), você pode trazer 10 kg.
4. Incoerência número 2 - sua mala de mão é vigiada, desprezada e irritantemente pode ter de ser despachada, mas... sua bolsa ou mochila em tamanho "normal" (que não é a de camping) não é pesada. Pode ter 20 quilos dentro dela, faz parte de seu item pessoal. #ficadica
5. Nos aeroportos europeus, vale a mesma regra dos americanos. Líquidos só podem ser levados com você em um saquinho tipo ziplock, de um litro, com frascos de até 100ml. Eles também consideram "líquidos" os sprays, géis, cremes e aerossóis, máscara de cílios e batom.
Em resumo, viajando pela Europa, se você quiser conforto, limite-se a uma mala média de 23kg, que tenha um peso que você consiga carregar, mais uma mochila ou bolsa grande, tipo sacola. Deixe espaço na mala para trazer suas compras.
Planeje bem e boa viagem! Em breve, haverá um post sobre como montar uma mala compacta. Stay tuned!