e é frequentemente posta em comparação a Nova York e Londres.
Nesta série de posts, veremos o que há de maravilhoso a explorar em uma viagem à Cidade-Luz.
Você deve querer ir a Paris se:
1. Gosta de andar, pedalar e comer;
2. Gosta da cultura francesa e de história do "Velho Continente";
3. É amante de artes e parques;
4. Quer ter uma foto da Torre Eiffel - neste caso, convido você a ver que Paris é muito mais que a torre.
5. Vai sozinho ou acompanhado de adultos - para criancinhas, pode ser enfadonho.
Planejar uma viagem a Paris requer pelo menos dois cuidados. O primeiro é com a hospedagem. Hoje eu falo sobre hospedagem.
Sobre a hospedagem, saiba:
1. Hotel em Paris custa mais que em qualquer lugar do mundo; Prepare-se para pagar no mínimo 100 euros a diária para dois em um hotel razoável;
2. Fique perto de uma estação de trem e de metrô, mas...
3. Fique longe das estações que se chamam "portes" (Ex: porte de vincennes). Portes são o ponto final do metrô e são bairros muito afastados do centro e de tudo;
4. Busque algo entre o 1o. e o 8o. arrondissement;
5. Escolha uma margem - a margem direita do Rio Sena é a margem da Champs-Elysées, do Arco do Triunfo, de Montmartre e seus artistas de rua, do Marais (diz-se marré) e suas casas belas, do Louvre, da rua Saint-Honoré e suas lojas de grife, da Galeria Lafayette.
A margem esquerda é a da Sorbonne, do Quartier Latin, cheio de universitários e bons cafés, das livrarias, do Jardim de Luxemburgo e seus gramados convidativos ao piquenique, além da Torre Eiffel e da torre de Montparnasse, de onde se vê toda Paris do alto.
A margem esquerda é a da Sorbonne, do Quartier Latin, cheio de universitários e bons cafés, das livrarias, do Jardim de Luxemburgo e seus gramados convidativos ao piquenique, além da Torre Eiffel e da torre de Montparnasse, de onde se vê toda Paris do alto.
6. Aqueles hotéis de rede, como Ibis, Formule 1, Mercure… não são garantia de boa localização. Pesquise bem, olhe a localização no mapa e busque as fotos dos hóspedes no TripAdvisor. Essas não mentem.
7. Os hotéis não incluem café da manhã e custa caro (em torno de 9 euros por pessoa, por dia). Passe em um Monoprix e compre seu pão, café, queijo, e o que mais quiser lá. O Monoprix tem tudo, de comida a vestuário, a cosméticos e objetos de decoração.
8. Ar condicionado não é uma prioridade para parisienses. No verão e no inverno ele vai funcionar, mas nas "meias-estações" (primavera e outono), eles dizem não ser necessário e desligam em todo o hotel. Nem adianta ligar para a recepção e pedir conserto.
9. Tente não se hospedar no bairro de Montmartre. É descolado, tem atrações boas para turistas, mas… tem também casas noturnas, prostíbulos e, consequentemente, pode haver perigo se você quiser voltar tarde da noite.
10. Não espere encontrar frigobar no quarto. São pouquíssimos os hotéis que têm. Não gosta de tomar vinho em copos plásticos. Leve ou compre os de vidro. Eles não costumam emprestar taças, mas sempre conseguem gelo e saca-rolhas. Levar uma faca pequena para cortar queijo também é vital. Falarei melhor sobre itens importantes para levar em um post próximo.
Escolha sua margem, pequise bem e fique tranquilo! Em Paris é impossível ficar completamente perto de tudo, mas se você ficar bem localizado, estará sempre a uma pequena distância de metrô ou a até 3km a pé de qualquer ponto.
Bonne chance!
Nenhum comentário:
Postar um comentário